<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 30, 2004

Links 

Actualizámos os links com ligações para uns quantos que passam o mesmo (ou parecido) que os navegadores do Expatriado. Afinal, entre engenheiros na Holanda e estudantes Erasmus, é sabido que o povo português nunca fugiu dum bom salto no desconhecido. Um dia destes ainda se combina o grande ajuntamento de bloggers emigrantes...

Lagartos 

Os holandeses parecem uns lagartos. Não, não é relacionado com os adeptos do segundo maior clube de Lisboa... Basta haver um dia de sol no meio de dez dias de chuva e toca tudo a montar esplanadas para vir para o meio da rua beber cerveja e apanhar sol.
Obviamente que ao fim de semana já experimentamos esse hábito. É giro... Mas ainda está frio...

Óbito II 

A Rainha Juliana, falecida no passado dia 21, foi hoje a enterrar... Parece que os formalismos de estado obrigam a que haja tal distância entre o óbito e o enterro em si. Já viram o que Portugal se livrou por ser uma república?

domingo, março 28, 2004

Germinal 

Continua a saga vitoriosa da equipa 3 do Germinal. Este Domingo, 11-0 contra a equipa do Excelsior'20. Este resultado só é possível graças ao pendor atacante que o conjunto impõe no jogo. Nota-se, contudo, alguma impaciência da massa associativa pela falta de veia goleadora revelada pelo lateral/médio direito português. De facto, as coisas não tem corrido pelo melhor no capítulo da finalização. Mas estou certo que melhores virão e que, com a ajuda de Deus, o Gil Eanes vai poder demonstrar à galera do Germinal os motivos da sua contratação!

quinta-feira, março 25, 2004

3 de Abril 

Ha um festival de fagote em Breda. Achei que era importante dizer isto...

segunda-feira, março 22, 2004

Germinal 

Como já vem sendo hábito à segunda-feira, fica o resultado do mais internacional clube de Roterdão (que à conta da minha empresa já lá jogam um português, um brasileiro, um dinamarquês, um guatemalteco, um costa-riquenho e um colombiano). 6-6 contra a poderosa equipa do Activitas, constituída na sua globalidade por turcos, a maior parte deles com menos de 1,60m. O vento prejudicou a performance das duas equipas. A nota de destaque vai para as duas vezes em que me ia envolvendo em conversas mais físicas com alguns adversários... Foi o momento monty python... Um jogo de futebol na holanda... Eles a chamarem-me nomes em turco... Eu a evocar partes do corpo de um cavalo em português... Rodeado por 4 gajos com um metro e cinquenta... Só visto...
Para a semana, novo jogo e o mesmo entusiasmo!!!

sábado, março 20, 2004

Portugal visto da Holanda 

Ainda falta algum tempo mas o ferro malha-se enquanto esta quente. Descobri isto no Barnabé. Trata da magnífica forma como o nosso querido governo decidiu comemorar os trinta anos do 25 de Abril. Em vez de comemorar a revolução, vais-se festejar a evolução. Adoro o conceito!
Sugiro até que a igreja adopte esta idéia brilhante para o Natal. "Jesus nasceu? Que importa isso!!! Vamos antes festejar a evolução que o mundo sofreu nestes últimos dois mil anos!!!!".
O problema que se depara é a sobreposição de evoluções... Genéro, podemos celebrar a evolução depois do 1º de Dezembro de 1640 mas se celebrarmos a evolução do 5 de Outubro, estaremos subsequentemente a dizer que a evolução anterior não foi grande coisa e assim sucessivamente de celebração em celebração. Aliás, o Governo devia por a coisa em gráfico que é para percebermos onde e quando se evoluiu mais que é para sabermos qual o grau de celebração que devemos aplicar.
O que mais me irrita é que os gajos não percebem nada e não aprenderam nada com o que se passou em Espanha. Isto é, tentam fazer-nos passar por estúpidos. O nosso querido governo está pejado de gajos que até teriam curtido que não houvesse 25 de Abril. E por isso, toca a cortar nas comemorações. Mas como nem sequer têm coragem suficiente para o dizer, arranjam esta forma encapotada.
Irrita-me ainda mais a hipocrisia do Santana Lopes. O ano passado não houve um qualquer tipo de comemoração e até houve uma vereadora que veio dizer qualquer coisa como o 25 de Abril era uma festa de esquerda e a câmara não apoia festa de esquerda. Este ano, como se prepara uma candidatura à presidência da República, toca a organizar uma festarola daquelas que é para se dizer que se é plural, tolerante e abrangente... Mesmo que não se dê electricidade para a manifestação contra a guerra que hoje se realiza em Lisboa...
Enfim, ao menos aqui na Holanda o primeiro-ministro é parecido com o Harry Potter... Sempre dá para a malta gozar com ele. Políticos portugueses, é deporta-los para as Berlengas!!!

sexta-feira, março 19, 2004

We gaan Europa in! 

Era o que se cantava no balneário do Germinal, ontem depois do jogo contra o Ammerstol, a contar para a Taça. Quer dizer qualquer coisa como "Vamos a Europa". E tudo se deveu a épica vitória por 5-4 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após empate a três no final do tempo regulamentar.
E ficou no ar o perfume futebolístico tuga. Qual David Nascimento, mítico jogador que ainda hoje brilha ao servico do Sparta Roterdão, o jogo ficou inevitavelmente marcado pelas minhas qualidades futebolísticas.
Ao intervalo, perdíamos dois-zero... Comecei a segunda parte a lateral-direito... Honrando as glórias futebolisticas e as arrancadas da direita à esquerda de João Pinto (o do Porto) e Veloso... Dois-um... Dois-dois... Dois-três... Era a loucura...
A dois minutos do fim, dentro da nossa area, houve um holandês adversário que pôs a perna dele numa zona que estava a ser varrida pela minha perna e o boi do árbitro (senhor de vestuta idade e cego que nem uma toupeira) marcou penalty!
Empataram... Felizmente que o resto dos penalties correram de feicao...
Foi o primeiro penalty provocado por mim... A ver se não muito mais se seguem...

quarta-feira, março 17, 2004

Aniversário 

Passei ontem o primeiro aniversário expatriado. Foi diferente. Em Portugal não ligava muito ao meu próprio dia de anos. Já não organizo uma jantarada daquelas com a malta toda há muito tempo. E também não costumo publicitar o meu aniversário. Mas ontem, soube-me bem o telefonema dos amigos e da família. Deve ser aquilo a que se chama saudades que causou isso.
De resto, o dia foi igual. Na Holanda, é costume comprarem-se uns bolos para comer no escritório com os colegas. E ao jantar, tivemos uma arrozada de marisco à maneira. Sim, porque ainda cultivamos a boa culinária portuguesa. E foi tudo... Ah e quem quiser ainda vai a tempo de mandar prendas...

segunda-feira, março 15, 2004

Bola 

Sei que sao milhares aqueles que esperam por segunda-feira para saber o mais recente resultado do Germinal. Pois bem, alegrem-se. Terceiro jogo, terceira vitoria por 6-3 contra a poderosa equipa do Leonidas, constituida exclusivamente por turcos. Foi uma confusao de linguas naquele campo ! E quinta-feira ha jogo para a taca !!!

quarta-feira, março 10, 2004

Cesária Évora 

Vai estar em Roterdão. Na sexta-feira passada esteve cá a Cristina Branco, fadista de nova geração. E brevemente teremos cá Cesária Évora, rainha da morna. Eu até ia ver mas um bilhete custa 50 euros... Sinal de riqueza por estes lados...

terça-feira, março 09, 2004

Acentos 

Este post tem acentos porque é já escrito do computador de casa, que finalmente funciona. Por isso, novos momentos de reflexão e leitura serão possíveis neste blog. Fica prometido!

segunda-feira, março 08, 2004

Audi 

Tivemos o primeiro contacto com a Holanda real. A Audi da minha cara-metade foi roubada a porta de nossa casa. Nao era um carro, era uma bicicleta… Ainda bem que foi uma compra em segunda-mao. E foram simpaticos, porque deixaram ficar o cadeado. Para o proximo domingo ja esta prometida a compra da substituta. Afinal, nao vale a pena chorar sobre leite derramado…

O mais importante 

Segundo jogo, segunda vitoria. 6-1 contra os Swift Boys. Duas assistencias e a marca de um 37 de um adversario no meu joelho direito e o meu registo neste jogo. E fica a nota de toda uma zona da cidade cheia de espacos desportivos. Em 5 minutos de carro, vimos atletismo, ciclicsmo, futebol, hipismo, hoquei e vela… Num domingo de manha!

quinta-feira, março 04, 2004

Sofrimento e esperanca 

Durante algum temp, foi um sofrimento horrivel... 45 minutos a jogar ao buraco... Ontem, no Cafe Lisboa, foi batido o record mundial de mais unhas roidas... Cada pontape para fora ou para longe era um suspiro de alivio… Cada jogador do Benfica no chao era um aplauso...
Depois veio a esperanca… O sorteio podia ditar um PSV Eindhoven-Benfica… O velho sonho do emigrante que falta ao trabalho e faz centenas de quilometros para ver o Glorioso, acompanhado apenas por um cachecol, um garrafao de tinto e meia duzia de sandes de torresmos...
E afinal calhou-nos o Inter de Milao… Paciencia…

terça-feira, março 02, 2004

Portugal visto da Holanda 

Em mais uma edicao desta rubrica, sinto-me quase obrigado a comentar a magnifica prestacao (acompanhada em diferedo em diferentes canais da internet) de Avelino Ferreira Torres, autarca de Marco de Canavezes.
Ja li muita coisa sobre o que este senhor fez e sinceramente acho que nao e nada de muito surpreendente, tendo em conta tudo o resto que ele ja tinha feito.
Fico chateado com o meu pais porque tenho a certeza que isto vai, mais uma vez, ficar impune. E fico chateado porque sao estes actos que tambem impedem o desenvolvimento do desporto em Portugal!!!
Ja aqui escrevi que participei numa jogatana oficial. Era um jogo de amadores mas num campeonato devidamente organizado pela federacao. A primeira coisa que me saltou a vista (e de um amigo que via o jogo) foi o extremo fair-play com que o mesmo era disputado e a nao-presenca de agentes de autoridade!
Ora, em Portugal, qualquer actividade mixuruca em qualquer desporto, em qualquer escalao etario organizado por uma federacao exige a presenca de forca policial, na maior parte (quase totalidade) exigindo pagamento! E se falarmos com qualquer dirigente desportivo dito amador ele dira que em 90% dos jogos, a receita nao chega para cobrir sequer o policiamento!
Ou seja, verbas que em noutros paises (pelo menos na Holanda) sao cativadas pelo desporto e directamente aplicadas no desporto, em Portugal sao desviadas para a policia simplesmente porque as pessoas nao se sabem comportar. E este tipo de comportamentos e atitudes geram um generalizado clima de impunidade, o que leva as pessoas a pensar que podem invadir campos ou bater em arbitros e indirectamente obriga os clubes a ter que gastar dinheiro em policias. So havia uma coisa a fazer: O senhor Avelino Ferreira Torres nunca mais entrava num estadio de futebol! Podia ser que assim alguns aprendessem...
E depois admiramo-nos por ter uma das mais baixas taxas de pratica desportiva da Europa…

segunda-feira, março 01, 2004

Pacatez 

Este foi o tipico fim de semana tuga… O tempo todo com o chinelo calcado, debaixo da manta, a dormir sestas e ver televisao. So sair de casa para ir as compras e ver o Benfica (bela desgraca).
La fora, um gelo desgracado… Nao neva desde sexta mas ainda ha muito relvado branco, pois a que caiu nao derrete…
Enfim, pouco material noticioso que justifique um post… Mas ha que manter o ritmo…

This page is powered by Blogger. Isn't yours?