<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, agosto 30, 2004

O barco 

Tem merecido alguma atenção na impresa e opinião pública holandesa a invasão de Portugal e atentado à soberania nacional provacado pelo barco "Gajas nas ondas", mais conhecido por "Woman on Waves". Afinal, a casca de noz é holandesa...
Confesso que o assunto não tem provacado uma comoção nacional sobretudo porque tenho impressão que para os holandeses o aborto é, como tantas outras coisas, uma questão pessoal e individual. É pena que nem todos percebam isso...
Parece-me, no entanto, que o caso têm duas consequências. A primeira é que qualquer rodapé ou pasquim faz referência ao facto de Portugal ter a legislação mais restrictiva da Europa. Já me perguntaram se eu não achava bem que uma mulher vítima de violação pudesse abortar!
A segunda é que passa um pouco uma mensagem de intolerância. O navio foi notícia por sair do porto holandês de Den Helder, nunca mais se ouviu falar dele e agora sabe-se que está proibido de entrar... É triste, não é?
Vou averiguar que mais pensam os holandeses e depois conto. Espero trazer boas novas...

quarta-feira, agosto 25, 2004

Infelizmente 

Ontem devia ter ficado em casa a ver o Rui Silva. Valeu a festa, o ambiente no estádio e o facto de ter estado na maior concentração de bigodaças da Europa Ocidental. Ah, não havia coirato.

segunda-feira, agosto 23, 2004

Provincianismo 

Um português é segundo classificado nos cem metros em atletismo nuns jogos olímpicos e dois dos jornais desportivos chamam para manchete principal o treino do Anderlecht e os convocados do Benfica. Aposto que estes vão ser os primeiros a lançar críticas à prestação olímpica, esquecendo-se que durante quatro anos também eles esquecem a maior parte dos atletas que têm competido nestes dias.
O que nos salva é a Bíblia...

Ah, e bem vindo Vasco da Gama. Bons ventos te guiem por este blog acima...

quarta-feira, agosto 18, 2004

Anderlecht 3 

Já está. Vou ser o verdadeiro emigrante. Amanhã os bilhetes começam a viagem, terça-feira estou em Bruxelas no Estádio Constant Vanden Stock Stadium. Agora as dúvidas: Garrafão de tinto ou branco? E o coirato? Antes ou depois do jogo? E será que vai haver sandes de torresmos?

sexta-feira, agosto 13, 2004

Salvemos o avião do Mobutu! 

Portugueses! Alerta! Um dos maiores ex-libris de Lisboa, o avião do Mobutu, está em risco de desaparecer. Aqueles que de entre vocês já aterraram em Lisboa sabem ao que me refiro, sabem quão reconfortante é ver aquele facho sobre fundo verde e as palavras "Republique du Zaire".
Faça-se um casino lá dentro ou ponham-se umas show-girls, mas não deixem morrer o avião do Mobutu. Eu acho que os pilotos das companhias aéreas já se guiam por ele para aterrar. Imaginam o que é um gajo vir a guiar um avião, a pensar "deixem-me lá ver onde está o avião do Mobutu para ver se estou bem" e o avião não estar lá. É a catástrofe!
Há que punir os infames que por causa de uma simples dívida nos querem privar deste reconforto moral que é ver o avião do Mobutu depois de aterrar.
Urge mobilizar a população. Santana, esta a tua oportunidade de brilhar. Mostra que te preocupas com as coisas que são realmente importantes!

quinta-feira, agosto 12, 2004

Bons samaritanos 

Estou mesmo a ver os directos do Iraque na CNN... "Surpreendentemente, todos os confrontos foram suspensos na noite de hoje, visto a população ter saído à rua para festejar..."
Alguém me explica como se perde 4-2 com o Iraque? Eu cá para mim a culpa é do Durão Barroso... Não tinha nada que organizar a cimeira das Lajes...

segunda-feira, agosto 09, 2004

Anderlecht 2 - A saga continua 

Avizinha-se difícil a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Não para o Benfica (como qualquer lampião acho que os jogos são sempre favas contadas) mas para Gil Eanes himself. Senão, vejamos:
O objectivo segunda-mão não conheceu qualquer evolução. Contactar o RSC Anderlecht foi impossível por mail ou telefone. Amanhã mando um pombo correio.
Pior que isso, o jogo da primeira mão é amanhã. E o Café Lisboa está fechado... E o jogo dá num canal belga que não há na televisão cá de casa... Por isso, qual Fernão de Magalhães a navegar em águas de Boa Baía, resta-me: A Rádio!
Perestrelo, Ribeiro Cristovão, Ferreira da Costa, amanhã estarei de ouvido em vocês!

quarta-feira, agosto 04, 2004

Anderlecht 

Anderlecht é um bairro de Bruxelas. O importante nele é que tem um clube de futebol, o RSC Anderlecht, que, por sinal, é o maior da Bélgica. Assim como o Benfica é o maior clube de Portugal, como decerto concordarão todos os meus camaradas navegadores...
Pois bem, ao que parece estes dois clubes vão defrontar-se numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma competição futebolística para a qual outros clubes de Lisboa tem alguma dificuldade em se apurar.
Pois bem, vem este assunto à baila não só porque o Benfica é sempre um bom assunto para se falar mas também porque Bruxelas é perto... muito perto, coisa para menos de duas horas de comboio... Por isso, nos próximos tempos, será tema de Blog...
É que nunca esteve tão perto o velho sonho emigrante de ir ver o Benfica em terra estranha, com a camisola e o cachecol já ruço, comendo o coirato ou a sandes de torresmo enquanto se bebe um copo 3 de tinto.... Que lindo!!!
Sei, contudo, que vai ser preciso muita fortuna, audácia, engenho e vento favorável para que isto se concretize... Posso avançar que comprar bilhete está já a ser complicado...

segunda-feira, agosto 02, 2004

Carnaval 

Não, o nosso navegador favorito não está maluco nem perdeu a noção das datas. E, apesar de serem poucas as crónicas neste periódo estival também não estamos a escrever com vários meses de atraso.
É que em Roterdão o Carnaval celebrou-se este último fim de semana. E, senhoras e senhores, foi a loucura!
Junte-se um desfile com gajas com fartura a percorrer meia cidade e que dura mais de seis horas, 900.000 pessoas a assistir, dezenas de barracas com comida tropical (muita demasiado picante...) dois palcos com vários grupos latinos, com o fim de festa assegurado pelos Oludum que já tocaram com Paul Simon ou Michael Jackson e temos festa assegurada.
Está certo que não é a típica festa portuguesa mas o cheirinho latino ajuda a matar saudades e sempre nos sentimos mais em casa do que os holandeses...
Só é pena aquele irritante lado organizado que obriga a que haja silêncio à meia noite... É que festa com hora marcada para acabar não sabe bem a festa...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?